segunda-feira, 22 de junho de 2009

A FESTA JUNINA E SUA LIGAÇÃO COM O CANDOMBLÉ

No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé. A associação entre os santos e orixás, no entanto, não leva em conta a história de cada santo nem as características que o tornam conhecido.
“Esse sincretismo teve origem durante a escravidão, porque os negros não podiam ter sua própria fé, eles eram obrigados por seus senhores a rezar para santos católicos. Para resolver esse problema, eles usavam imagens de santos católicos em suas orações e as equiparavam a seus orixás, mas essa associação foi feita aleatoriamente”, diz ao G1 o Pai de Santo Maurício dos Santos Roberto, conhecido como Pai Rouxiluanda.

Os dias em que são realizadas as festas dos santos e dos orixás também coincidem, segundo Pai Rouxiluanda. O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho e abre os festejos juninos. Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro por ajudar moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

Pai Rouxiluanda esclarece que, com o passar dos anos, alguns terreiros deixaram de associar a imagem de santos católicos a orixás. Ainda assim, em Salvador, por exemplo, a tradição ainda é marcante e as celebrações juninas contam com festas para os orixás, assim como fazem os católicos para os santos.

“Uma celebração do candomblé é como uma festa, em que fazemos oferendas aos orixás, dançamos, cantamos para as entidades e nos confraternizamos”, diz o Pai de Santo.

Fonte: G1 notícias

NOTA DA REDAÇÃO: Pra quem julgava a festa junina como uma festividade inocente e cultural, vemos aí sua raiz fundamentada no espiritismo e ocultismo. O "anjo caído" sabe muito bem disfarçar suas artimanhas sobre um aspecto aparentemente inocente enquanto trabalha por detrás dos bastidores.

3 comentários:

  1. Interesante o artigo, mas, infelizmente quem o postou não atentou-se a detalhes que a notícia trouxe.
    As festas juninas não tem nada a ver com o Candomblé/Umbanda, tão pouco com os Orixás. A própria história diz que os escravos eram obrigados a seguir a religião dos senhores do engenho (no caso o Catolicismo) e os escravos não queriam se desfazer das suas raízes. Assim, os escravos pegaram as caracteristicas marcantes dos santos e sincretizaram com os Orixás que eles cultuavam. A própria notícia diz isso.
    Não existe nada relacionado "ao anjo caído" e o Candomblé/Umbanda. Lembrando que Lucifer (o anjo caído) significa "aquele que tra a Luz, o conhecimento).
    Atente-se a ensinar seu fundamento, e não fique mal dizendo de outras religiões/culturas.

    E, sim as Festas Juninas são festas folclóricas e culturais do Brasil. Elas não vieram da Africa com nossos escravos, tão pouco com os Orixás do Candomblé/Umbanda.
    Antes de postar algo que fere a legislação (intolerância religiosa), procure conhecer a história do Brasil.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. cont.

    Sem contar que o responsável pelo artigo distorceu completamente o significado da Festa Junina, relacionando-a ao Candomblé/Umbanda. As festas Juninas surgiram na Europa, na Idade Mèdia. A festa junina que conhecemos no Brasil tem bastante influência de Portugal, com as festas que ocorriam lá.
    Novamente, antes de publicar algo, procure saber o que se escreve. Desta forma (equivocada e distorcida), o autor do post não está levando a verdade aos seus leitores, e sim, uma visão própria e errada sobre os assuntos.
    Cria-se uma "cegueira" cultural.
    Acredito que Deus não quer "cordeiros" cegos. Ele quer cordeiros que saibam distinguir o verdadeiro da mentira, o certo do errado.
    Se o Candomblé/Umbanda é algo errado para vocês, simplesmente ignorem, e não inventem histórias.
    Mas, para falar de algo, deve-se conhecer antes

    ResponderExcluir
  3. Prezada leitora, obrigado por opinar.
    Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

    De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

    Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

    Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
    No Brasil, particularmente é uma festa cultural em comemoração ao santo católico "São João" mas no candomblé todos nós sabemos que o mesmo santo leva outro nome. Não estou discriminando ninguém por falar a verdade, mas a bíblia condena a adoração de santos e personagens dentro de cunhos espíritas. Algumas culturas brasileiras e até estrangeiras devem estar baseadas pelos princípios bíblicos pois ela é regra de fé de todos aqueles que procuram ser chamados de cristãos.

    ResponderExcluir