sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O sábado é mais importante que o natal

Certa vez li um artigo de um site dissidente e outro católico fazendo denúncias à nossa igreja dizendo que discordamos da santificação do domingo como sendo dia pagão e no entanto celebramos o natal no dia 25 de dezembro, sendo este também uma celebração pagã. Não discordo do conselho de E. W. em seu livro de colocar uma árvore de natal para pendurar, não bolas e efeites, mas ofertas de fim de ano, no entanto, damos tanta importância ao "Enfeite" que estamos adotando o sistema do mundo e seus costumes e tradições que abandonamos o princípio do bom senso. Não devemos dar tanta importancia ao natal tanto mais quanto ao sábado, que sabemos ser abençoado e santificado por Deus, do qual muitos ainda não dão a importância necessária e celebram esse dia menos que o natal.

A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c..
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.
Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adoptado para que que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso.
Devido a esta origem pagã, condenada por muitos teólogos, esta festa chegou a ser proibida na Inglaterra do sec.XVII e nas colônias americanas; quem fizesse feriado neste dia e faltasse ao trabalho era multado.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre - Natal. Enciclopédia Britanica As origens do Natal(diversos autores)
Portanto queridos, devemos dar menos importância ao natal quanto o damos ao domingo, "O venerável dia do sol", e gastarmos mais tempo pedindo a Deus orientação de como santificarmos e guardarmos o dia que ele escolheu como especial "O santo sábado, dia do senhor." Vejo tantos cristãos preocupados com o natal de tal forma que, se dessem a mesma importância quanto ao dia de sábado, este seria guardado com tamanha festividade e Deus veria uma mudança absoluta em sua amada igreja.

Que essas poucas linhas que escrevi, não sejam vistas como uma crítica a igreja, mas sim um diagnóstico triste de muitos que ainda não conhecem a raiz do surgimento do natal.

Que Deus ilumine com o colírio de seu Espírito.
Por: José Demilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário