sexta-feira, 11 de junho de 2010

COPA DO MUNDO, PAIXÃO NACIONAL?





Jogos de competição "Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os Seus discípulos a empenharem-se na diversão do Futebol ou em jogos de competição, a fim de fazerem exercício físico, ou em representações teatrais; e, no entanto, Cristo era nosso modelo em todas as coisas. Ellen White, Patriacas e Profetas, pág; 790".
Entregando-se a diversões, Jogos competitivos e façanhas pugilísticas, eles declaram ao mundo que Cristo não era seu guia em nenhuma destas coisas". Ellen White, Fund. Educação Cristã pág. 378.

Prazer satânico.

Perguntado sobre como se sentia ao antever a vitória, o enxadrista Bob Fisher, campeão mundial, respondeu; " Sinto o prazer de estar esmagando o ego do adversário." Prazer idêntico a este é o que explode dentro do peito humano, e faz o homem levantar seus braços e gritar; Gooooool. Um repórter asseverou que jogar futebol é uma maneira de assassinar sem consequencias. Um cristão - que busca sinceramente a semelhança com Cristo - , não assistirá nem participará destes jogos mundanos, pois busca mortificar seu ego que crucificou a Jesus.
Algumas considerações: - Sedentarismo mata mais gente que briga de torcidas. Além disso, nem todo esporte é como futebol. O esporte nasceu da necessidade de aptidão física que, em outras épocas, era fundamental para a sobrevivência (na procura de alimento e nas guerras). Com o tempo, essas habilidades essenciais se transformaram em atividades esportivas devido ao instinto de competição, presente em toda a natureza. Esse instinto é próprio do ser humano e
dos animais e, na minha opinião, não é um mal em si mesmo. O praticante de judô, por exemplo, vê em cada adversário uma oportunidade de aperfeiçoamento. Por isso, antes do combate, os oponentes se cumprimentam. Para uma pessoa com mente sadia, um adversário não é necessariamente um inimigo. - O esporte não é mencionado diretamente na Bíblia porque o assunto da Bíblia é a história da salvação do homem. Esporte não é matéria de salvação (nem de perdição). - As poucas menções ao esporte na Bíblia são metáforas de coisas positivas. O exemplo mais conhecido é o "bom combate" citado em uma das epístolas. Também há a metáfora da corrida e outras menções à luta (não sei os versículos de cor, mas "buscai e achareis"). São metáforas, mas creio que Paulo não usaria algo "maligno" para ilustrar a busca da salvação. - Algumas pessoas têm a tendência de demonizar tudo o que lhes desagrada, esquecendo-se de que, além das coisas divinas e diabólicas, existem as coisas puramente humanas. O esporte é uma delas. Ou será que o ser humano não passa de uma marionete, controlada ou por Deus ou pelo diabo?

Exercicio fisico.

Todos os seres humanos devem praticar algum tipo de exercicio para a manuntenção do corpo e para o bem estar do organismo.Exercicio favorece a melhor circulação sanguinea e melhor condicionamento fisico, além de aumentar as defesas naturais do organismo. O exercicio pessoal, é recomendado pelo Espirito de Profecia (Ellen White). Pode ser uma caminhada. Pode ser natação. Pode ser com movimentos fisicos equilibrados que proporciona o trabalho muscular. Obs; Em nenhuma colocação do espirito de profecia menciona o exercicio pessoal para a saúde como sendo uma competividade. Já os esportes(ato competitivo) isto sim é reprovado.
Na biblia o apostolo Paulo usa a metáfora dos esportes, mas não sendo a aplicação do mesmo para algum beneficio. As metáfora aplica se ao crescimento Cristão que no fim todos ganharão o Garladão Eterno, se permanecer nesta corrida da fé. Na metafora não há primeiro ou segundo lugar ou terceiro lugar. Todos os vencedores pela fé são coroados.
Já no esporte!! Há desconsideração pelos perdedores, pois eles não podem subir ao podium para abraçar a medalha ou troféu, que só cabe aos três melhores colocados etc... Mesmo que tenha se esforçado no máximo mas o egoísmo só premiam alguns. Na fé Cristã Milhões ou Bilhões poderão subir até ao céu pelos méritos de Jesus. Não há perdedores, não há competividade, não há exaltação do ego. Por isso !! Deus desaprova o Esporte, que não serve para nada a não ser para promover o egoísmo. E isso não é plano de Deus. obs; Não confundamos Esportes com Exercicio fisico pessoal, são coisas diferentes e distintas com finalidades opostas. Um promove o egoismo=Esportes
O outro promove bem estar fisico = exercicio. Agora quando misturamos os dois para dizer que é a mesma coisa, dai começamos não entender nada. É o objetivo do inimigo de Deus, que não consigamos ter uma mentalidade celestial.
A competitividade é inerente ao ser humano e à natureza em geral, como eu já disse. Pode ser a competição aberta em um campo de jogo ou em outras áreas... Conheço até casos de competição para ser mais "santo" que os outros (infelizmente existe), competição por cargos de igreja, competição em empresas, etc. Queira ou não queira, ela existe... e não é ruim em si mesma. Só vai deixar de existir quando o mundo deixar de existir. Pode ser um estímulo ao aperfeiçoamento, em vez de ser um ódio cego. Dentro do esporte profissional de alto nível existem adversários que são grandes amigos. A comparação com a salvação não cabe, pois a salvação vem pela graça (por mais que alguns tentem conquistá-la de algum modo, como se fosse possível) enquanto que a vitória esportiva vem pelo esforço (athlesis, em grego, de onde vem a palavra "atleta"). E no céu há lugar para todos, felizmente. O meu esporte é o fisiculturismo. Apesar de ser muito mal visto por todos (por causa dos anabolizantes, que eu não uso), eu considero um esporte completo e um grande desafio. Creio que estou desenvolvendo dons que Deus me deu (força e estrutura física). Meu corpo cresce, mas meu espírito também se desenvolve: - aprendo a humildade toda vez que tento levantar um peso e não consigo - aprendo perseverança por que sei que um dia vou conseguir fazer o que eu não consigo hoje - aprendo cada vez mais sobre o meu organismo e, conseqüentemente, contemplo a sabedoria de Deus em cada detalhe da anatomia e fisiologia - aprendo a paciência toda vez que a balança mostra que a massa muscular ainda não aumentou como eu queria (ou a gordura em excesso ainda não foi embora)... - aprendo a moderação quando deixo de comer o que eu quero (para perder gordura) e como o que eu não quero (nem sempre o que é necessário é gostoso). Essa é a parte mais difícil. Essas características se transferem para a vida. Depois de 5 anos de treino, vou tentar minha 1a competição e não vejo mal nenhum nisso. Do contrário, vejo a mão de Deus em todo o processo.
No entanto, eu falo só por mim. Não tenho como saber o que passa na cabeça de cada atleta desse mundo... Eu sou como Sansão cego e Eúde: tenho limitações físicas, mas com Deus posso vencer meus inimigos que, felizmente, não são de carne e osso. Passei muita humilhação por ser deficiente, mas agora vou dar o troco...
Se alguém apoia o futebol, me desculpe, mas isso é loucura. insanidade mental completa.

O Esporte de Ciclismo

Voltai para outra cena. Nas ruas da cidade reúne-se um grupo para uma corrida de bicicleta. Nesse grupo estão também os que professam conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Mas daqueles que contemplam a empolgante corrida, quem seria capaz de pensar que os que assim se exibiam eram os seguidores de Cristo? Quem suporia que qualquer pessoa daquele grupo sentia sua necessidade de Pág. 84 Cristo? Quem pensaria que eles reconheciam o valor de seu tempo e de suas forças físicas como sendo dons de Deus, que deviam ser preservados para o Seu serviço? Quem pensa no perigo de acidentes, ou em que a morte pode ser o resultado de sua selvagem prossecução? Quem tem orado pela presença de Jesus e a proteção dos anjos ministradores? É Deus honrado por essas realizações? Satanás está disputando o jogo da vida por essas almas, e muito se alegra com o que vê e ouve.
Uma Profanação da Religião O cristão, uma vez fervoroso, que entra nesses esportes, está na descida. Abandonou a região saturada pela atmosfera vital do Céu, e mergulhou numa atmosfera de névoa e cerração. Pode ser que algum crente humilde seja induzido a se unir a esses esportes.
Mas se ele mantiver sua ligação com Cristo não poderá participar de coração dessa cena empolgante. As palavras que ouve não são convenientes, pois não são a linguagem de Canaã. Os locutores não dão evidência de estarem fazendo melodias a Deus em seu coração. Mas há inconfundível evidência de que Deus é esquecido. Ele não está em todos os seus pensamentos. Estas festas de prazer e ajuntamentos para empolgantes esportes compostos dos que professam ser cristãos, são uma profanação da religião e do nome de Deus.
Atuação Enganosa de Satanás O teor da conversa revela os tesouros do coração. Palestra barata e comum, as palavras lisonjeiras, o gracejo insensato, ditos para provocar risada, são a mercadoria de Satanás, e todos os que transigem com esta conversa, estão negociando suas mercadorias. fonte; Testemunhos para ministros págs; 83>>
Verdade Online - Megatomaz
” O Senhor Deus do céu protesta contra a ardente paixão cultivada para conseguir a supremacia nos jogos que são tão absorventes”… “e por vossa PAIXÃO pelos jogos negligenciastes dar ouvidos à palavra de Cristo: vigiai e orai para que não entreis em tentação.” “Essas festas de prazer e ajuntamentos para EXCITANTES esportes compostos dos que professam ser cristãos são uma profanação da religião e do nome de Deus”!. (Test. para Ministros, p 84; ME p 129 a 143)
Estamos esquecendo de que “Satanás concede inumeráveis planos para nos ocupar a mente” (GC p. 491) enquanto ele trabalha contra nossa própria vida.
Quero apenas finalizar colocando aqui abaixo um artigo do saudoso pastor Luiz Waldvogel, nosso famosíssimo tio Luiz:
“Há um gigante indomável que compete com a TV no aliciamento de aficionados. É o ídolo número dois, especialmente dos nossos jovens. O Espírito de Profecia dá-lhe o título de “escola da brutalidade”. Querem alguns que não se trate do nosso futebol, mas do futebol inglês e americano, que é ainda mais violento e grosseiro. Mas, nas grandes competições internacionais, não é mesmo este futebol que é adotado?… provoca tumultos, brigas, fraturas de membros, intervenção da polícia, a não falar de GRITOS, URROS E ASSOBIOS e no comportamento bem pouco elegante e cristão. Desenfreiam-se as paixões em franco desrespeito aos direitos do próximo. A individualidade desaparece, numa massificação estonteante, absurda e criminosa. Os jogadores mais famosos são vendidos e comprados como se fossem mercados humanos em que leva a prenda quem mais ouro tem a oferecer. O jogador pois desiste da dignidade própria, torna-se coisa, objeto inanimado, joguete de interesses subalternos, desumanos, gananciosos. Acertouo intelectual argentino Jorge Luiz Borges, há pouco falecido tido como o maior escritor de língua hispânica deste século, ao declarar à imprensa ser o futebol um esporte “ESTÚPIDO, E PURAMENTE FÍSICO”. Como tal, não merece absolutamente o apoio e simpatia da faixa mais culta e respeitável da sociedade. Esses dois gigantes são mesmos indomáveis (TV e futebol), do ponto de vista meramente humano. Mas em Deus há livramento perfeito, completo… O milagre é parte de Deus. Mas o propósito resoluto nos compete a nós por em ação.” (Revista Adventista, “Dois gigantes indomáveis, p.38 . *89 – Luíz Waldvogel, ex Redator Chefe da Casa Publicadora Brasileira)

2 comentários:

  1. Não concordo com nada disso.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é obrigado a concordar nem mesmo com a Bíblia, porém evidências devem ser declaradas para que se apóie uma opinião.Você não concordar que o sábado não é o dia de repouso não vai te deixar menos culpado de transgredi-lo, a não ser que evidências concretas o justifique.

    Abraços

    ResponderExcluir