quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Meditação
Devagar, irmão!

Por: Rubens Lessa
Extraído do livro: Diagnóstico e Remédio

A vida moderna, cada dia mais neurotizante, está destruindo um dos maiores recursos de que o homem jamais deve prescindir, sob pena de perecer espiritualmente. Referimo-nos à meditação.
O corre-corre em busca do "pão de cada dia", a preocupação com o dia de amanhã, o progressivo envolvimento em compromissos sociais , a desesperada sede por status material, a dispersão decorrente de mil e uma opções que a vida oferece, assim como a superficialidade tão característica da geração presente - eis alguns dos grandes inimigos da meditação que cria e enriquece o espírito.
O que o orvalho é para a flor , é a meditação para a vida espiritual.
O cristão moderno está murchando. e apesar de dizer: "Estou rico e abastado, não preciso de coisa alguma" apoc 3;17. A Testemunha Fiel, porém, por meio de palavras contundentes, retrata sua condição de flor desbotada e murcha: "Não sabes que és infeliz, sim miserável pobre cego e nú."
- Vamos vazer o culto , Zé - diz a esposa.
- Não há tempo, não posso chegar atrasado no trabalho.
- Pelo menos o verso para memorizar! - insiste a companheira.
- Vá depressa! - ele sugere.
A oração que se segue, fria apressada, rotineira e oca , não traduz o clamor da alma ansiosa por oxigênio espiritual.
Zé, o laodiceano, corre para o emprego, luta, molha a camisa e depois vem almoçar.
- Tudo bem Zé? - pergunta a esposa já cansada dos afaseres da manhã.
- Mais ou menos.
Ele come depressa , enquanto os pensamentos se enroscam nos problemas do trabalho. Aliás, nem se lembra se agradeceu o alimento...
- Tchau mulher, tchau crianças.
O trabalho o absorve. Como a vida é dura! Às vezes sobra uma brechinha no tempo e esta é aproveitada em conversa trivial com os colegas.
Á noitinha, Zé está novamente à mesa . Ele fica em dúvida não sabe se "come" a televisão ou "vê" a comida... Afinal continua preso ao vídeo.
- Crianças fiquem quietas! Estão atrapalhando! - grita com os filhos que estão ansiosos por um pouco de atenção .
Quando são 23 horas , Zé se lembra do Ano Bíblico
- Ah estou muito cansado! Além do mais, já é tarde amanhã...
Joga se na cama, mas se lembra da oração rotineira e insípida, a muito custo balbucia algumas palavras desconexas. E deita-se.
A flor está murchando sob o cobertor. Há muitos Zés assim na igreja! O salmista declara a respeito do justo: "Antes o seu prazer está na lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite" salmos 1:2
Como, porém, meditar nesta época febril? Como fechar os olhos e ouvidos a milhares de vozes confusas?

É uma questão de domínio. "Quando todas as outras vozes silenciam e, em quietação, esperamos diante dEle, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus." cbv p 58

"Enquanto ides pelas ruas, ou esperais na estação da estrada de ferro, ou esperais um encontro, aproveitai a oportunidadepara obter algum pensamento precioso extraído do tesouro da verdade" Educação pag 190 e 191.
"Todos quantos se acham sob a instrução de Deus precisam de hora tranquila para comunhão com o própio coração, com a natureza e com Deus" - ibidem.
Quais os resultados da meditação diária? Saúde física e emocional, revitalização espiritual, serenidade de espírito, reorganização da personalidade e robustecimento mental.

DEVAGAR IRMÃO! Não seja um Zé apressado e vazio.
Pare um pouco para MEDITAR, ORAR,ou LER a palavra de Deus.
Não importa sua profissão. Separe alguns momentos para um encontro a sós com Deus. Examine então o própio comportamento, a consciência e a vida espiritual.
Faça um balanço das ações diárias para que você saiba onde está.
Enfim permita que o orvalho refrescante do céu repouse cada dia em sua alma!
Assim com a alma renovada aguardemos o breve retorno do Senhor Jesus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário